A procura de emprego é um processo e normalmente longo. Adicione as rodadas de entrevistas necessárias para conseguir um emprego e é ainda mais demorado. Mas isso lhe dá tempo para fazer sua própria pesquisa e entrevistar a empresa tanto quanto ela está entrevistando você.
Um processo típico de entrevista começa com uma ligação com o recrutador para que ele avalie se você se encaixa. Em seguida, eles o encaminharão ao gerente de contratação e, potencialmente, a alguns futuros membros da equipe. De lá, você pode ter uma ligação final ou reunião com alguém ainda mais sênior do que o gerente de contratação.
Pode ser opressor, especialmente se as entrevistas pessoais acontecerem em sucessão, mas dá a você a oportunidade de fazer perguntas a várias pessoas e obter diferentes perspectivas e respostas. Não importa em que parte do processo você esteja, aqui estão as perguntas que você deve fazer ao seu entrevistador.
Tela do telefone com recrutador
Pense na tela do telefone como um primeiro encontro. Vocês dois estão decidindo se é uma boa opção para continuar a conversa – o recrutador viu algo em sua inscrição que o atraiu e você se candidatou ao cargo porque acha que poderia prosperar na função.
Quando você falar ao telefone com o recrutador, espere as perguntas padrão da entrevista, como: “Fale-me sobre você”. “Você tem experiência em XYZ?” “Por que você se candidatou a esta função?”. Mas assim que eles virarem o roteiro e perguntarem se você tem alguma pergunta para eles (e se não tiverem, fale!), Aqui estão algumas perguntas para obter alguns insights sobre a função, a empresa e o processo:
Qual é o seu cronograma / processo de contratação típico?
Com que rapidez você deseja preencher a posição?
Este é um novo cargo / Por que a pessoa anterior deixou o cargo?
Por que você gosta de trabalhar na empresa?
Se você tiver perguntas muito específicas sobre a empresa, agora é sua vez de perguntar. Talvez você queira continuar a ser voluntário uma vez por mês, então pergunte qual é a política deles quanto a isso. Ou, se você não aceita o emprego sem algum tipo de horário flexível, pergunte como a empresa lida com essas solicitações. Se você tem um negociante, é melhor falar sobre isso agora, para não perder o tempo de ninguém.
Entrevista pessoal com o gerente de contratação
Depois de sair da tela do telefone, você pode começar a ficar um pouco mais granular em suas perguntas. Agora você está conversando com seu gerente em potencial para que ele conheça os meandros da posição, as expectativas e a dinâmica da equipe.
Portanto, novamente, assim que o gerente de contratação der a palavra a você, faça as perguntas candentes que você tem sobre o que a função envolve. Coisas como:
Quais são as principais habilidades que você procura?
O que é necessário para alguém ter sucesso nesta função / Como o sucesso é medido?
Como é o dia-a-dia nessa função?
Qual foi uma coisa que a pessoa anterior no papel fez bem?
Como a equipe está estruturada?
Entrevista pessoal com futuro membro da equipe
Você pode ou não falar com outra pessoa durante sua entrevista pessoal. Se eles tiverem um colega de trabalho em potencial ou alguém da mesma equipe que a vaga aberta para conhecê-lo, é uma ótima oportunidade para falar sobre cultura e equipe. Mas se não, você também pode fazer essas perguntas ao gerente de contratação.
Supondo que você tenha alguns minutos a sós com um futuro colega de trabalho, pergunte as coisas sobre as quais o gerente de contratação pode não ser tão sincero. Essa pessoa provavelmente trabalhará junto com quem preencher a função aberta, portanto, eles são um grande recurso.
Como a equipe interage?
Como é a cultura da equipe?
Do que você gosta em trabalhar aqui / nesta equipe?
A cultura da equipe difere da cultura da empresa?
Chamada ou reunião final
Esta fase pode ou não fazer parte do seu processo de contratação. Mas, independentemente disso, você terá uma última chance de falar com alguém antes de aceitar uma possível oferta de emprego, seja quando essa pessoa lhe oferecer o cargo ou como uma etapa final antes de tomar uma decisão.
Agora é a hora de fazer quaisquer perguntas persistentes que você tenha. Você pode trazer à tona coisas como benefícios, cultura de trabalho, horários, etc. neste estágio, já que você avançou o máximo possível no processo.
Quando sou elegível para benefícios?
São os horários de trabalho definidos?
Como é o crescimento na empresa?
Basicamente, esta é a hora de perguntar qualquer outra coisa que você precise saber. E não seja tímido! Você está decidindo se este é o ajuste certo para você, tanto quanto eles estão decidindo se você é o ajuste certo para eles.
Seja o primeiro a comentar