Você superou as partes mais difíceis do processo de busca de emprego – elaborou um excelente aplicativo, pesquisou exaustivamente a empresa e foi bem sucedido nas entrevistas. Agora você só precisa decidir se aceita a oferta feita a você.
Antes de aceitar o trabalho cegamente, é importante pensar em todas as opções e cenários. Sim, pode parecer que é o ajuste perfeito, mas nunca é demais cavar um pouco mais.
Aqui estão as perguntas que você deve fazer antes de aceitar um novo emprego.
É uma boa cultura adequada?
A cultura da empresa não é tudo, mas pode tornar o seu dia-a-dia de trabalho muito melhor. Se você acha que não se encaixa com as pessoas com quem trabalhará ou simplesmente não concorda com as vibrações gerais do escritório, talvez seja melhor continuar procurando.
Quando você for ao escritório para a entrevista, anote a configuração. É um conceito aberto ou existem escritórios? Isso pode ser um sinal da quantidade de colaboração que uma empresa incentiva. E não há problema em perguntar ao gerente de contratação ou ao representante de RH sobre a cultura. Perguntar sobre a estrutura e camaradagem da equipe, passeios na empresa e interações no escritório pode ajudá-lo a entender se você se encaixaria como um novo funcionário.
Essa função vai me desafiar? Vou avançar na minha carreira trabalhando aqui?
Você pode estar procurando um novo emprego por vários motivos. Talvez você esteja entediado em sua função atual, queira mudar de setor ou não se dê bem com seu chefe e / ou equipe. Embora esses (e muitos outros) sejam todos motivos válidos para deixar uma posição, também é importante fazer um movimento estratégico. Pense nas coisas que você gosta em sua função atual e como deseja melhorar no futuro. Em seguida, certifique-se de perguntar como o gerente de contratação pensa sobre o futuro da função aberta e se o que você está procurando se alinha a isso.
Este trabalho é o próximo passo para alcançar meu objetivo final de carreira?
Da mesma forma, é importante que seus empregos sejam um trampolim para o objetivo final de sua carreira. De que outra forma você chegará lá se não estiver trabalhando constantemente para isso? Esboce um rápido mapa de carreira com seu objetivo final no topo e as etapas para chegar lá. As etapas podem ser educação, habilidades, experiência ou qualquer combinação delas. Em seguida, considere onde o trabalho oferecido se encaixa em seu mapa de carreira. Se isso acontecer – ótimo! Do contrário, talvez seja melhor continuar procurando.
A empresa oferece os benefícios e o salário que procuro?
Um emprego não tem tudo a ver com dinheiro, mas pode desempenhar um papel importante na aceitação ou não de uma nova posição. Se sua empresa atual oferece reembolso de creche e a nova função não, mas os salários são semelhantes, pode não ser a decisão financeira certa aceitar o emprego. Pese o que você precisa em termos de salário e benefícios versus o que você quer e você terá uma ideia melhor se a oferta na mesa é viável para sua situação específica.
Estou animado com o trabalho / empresa?
Como você se sentiu ao receber a oferta de emprego? Você ficou instantaneamente animado e sorrindo de orelha a orelha? Se sua reação instintiva não foi positiva, vale a pena pensar no porquê. Sim, você pode precisar de tempo para entender isso, mas se começar a perceber que seus pensamentos iniciais têm muito peso, provavelmente não é a melhor escolha aceitar a posição. Você quer começar um novo emprego com uma atitude positiva, sem reservas sobre se essa é a escolha certa.
Portanto, da próxima vez que você estiver considerando se deve aceitar uma oferta de emprego, pergunte-se o seguinte. Mas lembre-se de que também é importante ouvir seu instinto. Você provavelmente já sabe, subconscientemente, se deve aceitar o emprego e responder a essas perguntas honestamente pode ajudar a colocá-lo em perspectiva.
Seja o primeiro a comentar