O que fazer e o que não fazer na carta de apresentação

Aqui estão algumas das chaves para quem procura emprego escrever cartas de apresentação bem-sucedidas. Siga estas regras e diretrizes simples e você terá sucesso nesta importante fase de procura de emprego, o que o ajudará a passar para a próxima fase … entrevistas de emprego.

  • Nunca se candidate a um emprego sem uma carta de apresentação. Esta regra relaxou consideravelmente, no entanto, incluir uma carta de apresentação poderosa com seu currículo pode diferenciá-lo dos empregadores.
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  • Certifique- se de que o empregador em potencial tenha as informações para entrar em contato com você durante o horário comercial. Os candidatos a emprego nem sempre incluem seu endereço físico ou de correspondência nos currículos e cartas de apresentação atualmente, mas um número de telefone e e-mail são desejáveis. Nunca é demais repetir suas informações de contato preferidas no parágrafo final, vinculando-as à sua chamada à ação para o empregador. Certifique-se de que a pessoa ou o correio de voz estejam configurados para receber chamadas de empregadores. Verifique regularmente o e-mail para ver as respostas dos empregadores.

 

  • Não abordar a sua carta a uma pessoa singular, sempre que possível.
  • Não use uma saudação genérica, como “A quem possa interessar” ao responder a uma postagem de trabalho cego.
  • Não desperdice seu primeiro parágrafo escrevendo uma introdução entediante. Use o primeiro parágrafo para chamar a atenção do empregador. Diga ao empregador por que você está escrevendo e detalhe os motivos pelos quais você está qualificado para o cargo.
  • Não enviar uma carta original para cada empregador ao invés de um clichê, carta genérica ou enlatados. Escreva cartas de apresentação que sejam exclusivas e específicas para você.
  • Não usar um formato padrão carta comercial.
  • Não perca a oportunidade de “marca” sua carta de apresentação, combinando a sua aparência para o seu currículo. Use o mesmo “papel timbrado” do seu currículo – com seu nome e informações de contato. Use as mesmas fontes em seu currículo e carta de apresentação. Faça-os parecer um conjunto combinado.
  • Não use clichês como “Incluído, encontre meu currículo”. Os empregadores podem ver se seu currículo está incluído (ou “anexado” para envios eletrônicos); eles não precisam que você diga a eles. Essas frases banais simplesmente desperdiçam um espaço precioso.
  • Não envie uma carta de apresentação que contenha erros de digitação, erros ortográficos, gramática ou pontuação incorreta, sintaxe inadequada ou erros de capitalização. Em especial, certifique-se de digitar o nome do destinatário e o nome da empresa corretamente. Verifique novamente, pois os nomes podem ser complicados.
  • Ao atualizar um arquivo de carta anterior em uma nova carta, NÃO atualizar todos os detalhes. Não envie uma carta endereçada a pessoa errada, empresa errada ou que visa o trabalho errado porque você se esqueceu de atualizar os detalhes. Provavelmente, a carta precisará de personalização adicional para garantir que você esteja atendendo especificamente às necessidades e requisitos do empregador.
  •  Não inclua emojis em sua carta.
  • Não envie uma carta limpo e atraente. Ao enviar uma cópia impressa de seu currículo e carta de apresentação, certifique-se de enviar uma cópia limpa, sem manchas, anéis de café ou gordura do almoço de ontem.
  • Não utilizar uma linguagem simples e estrutura da frase simples. Elimine implacavelmente todas as palavras desnecessárias. Siga o credo do jornalista: escreva bem!
  • Não manter a sua carta breve. Nunca deve ultrapassar uma página e é melhor mantê-lo em uma página inteira. Cada parágrafo deve ter no máximo três frases. A carta deve ser ainda mais concisa e direta quando enviada no corpo de um e-mail.
  • Não inclua detalhes irrelevantes.
  • Não considerarem o reforço leitor de uso da carta através do uso de balas ou outra formatação especial. Mesmo uma carta relativamente breve pode parecer uma coleção assustadora de parágrafos com muito texto que precisam de um tratamento amigável para o leitor.
  • Não reformule seu currículo. Você pode usar sua carta de apresentação para destacar os aspectos de seu currículo que são relevantes para o cargo, mas você está desperdiçando um espaço precioso – e o tempo do potencial empregador – se simplesmente repetir o seu currículo.
  • Fazer evitar a negatividade, por exemplo, apontando que lhe falta algumas qualificações para o trabalho. Certifique-se de que sua carta não projete um tom desesperado de implorando ou implorando por um emprego. A negatividade nunca tem lugar em uma carta de apresentação.
  • Não use verbos de ação para descrever sua experiência.

 

  • Ao enviar em papel, não se esqueça de assinar a carta com ousadia e confiança, de preferência em tinta azul. Para cópias eletrônicas, considere tirar uma foto de sua assinatura e adicioná-la com letras; no entanto, esteja ciente de que a assinatura não é exigida em cartas de apresentação virtuais.
  • Não envie sua carta sem verificar como o empregador deseja recebê-la. Muitas vezes, a resposta será dada em um anúncio de emprego, mas você pode ter que verificar a parte de carreira do site da empresa ou ligar para determinar se o empregador tem preferência por enviar sua carta como um anexo, incluindo-a no corpo de um e-mail ou enviá-lo online.

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