Você pode ter ouvido falar dessa pessoa antes mesmo de conhecê-la. Talvez logo depois que você foi apresentado, eles decidiram “contar como as coisas acontecem por aqui”. Dez, vinte ou mesmo sessenta minutos depois, você percebe que conheceu a fofoca do escritório. Quer você trabalhe em um ambiente de escritório, laboratório ou ambiente acadêmico mais tradicional, geralmente há um ou alguns funcionários que gostam de espalhar histórias, informações e detalhes sobre outras pessoas. Infelizmente, a maioria desses colegas falantes nem sempre verifica a exatidão das informações que discutem. Os relatórios se espalham rapidamente e, antes que você perceba, todos parecem estar falando sobre a mesma história interessante.
Muitas pessoas gostam de conversar com um colega com tendência a fofocar porque conseguem obter informações sobre todas as outras pessoas. Algumas pessoas gostam de melodrama e ficam empolgadas só de ouvir. No entanto, a maioria dos profissionais não fica feliz quando se torna o principal assunto das fofocas. Ser alvo de fofoca no local de trabalho pode afetar negativamente sua reputação, caráter e oportunidades promocionais. Aqui estão quatro chaves para trabalhar com a fofoca do escritório.
Não compartilhe sua vida pessoal ou profissional
Freqüentemente, colegas fofoqueiros conseguem construir rapport ou relacionamentos rapidamente. Eles podem parecer estar tentando ajudar outras pessoas ou compartilhar abertamente detalhes pessoais sobre si mesmos. Essa preocupação e / ou conexão geralmente não é genuína porque eles estão usando outras pessoas para descobrir informações. Uma vez que um fofoqueiro tem detalhes íntimos que muitos não sabem, ele muitas vezes sente prazer em contar aos outros ou ser um recurso de referência. Como precaução, não compartilhe nenhuma de suas informações pessoais ou profissionais confidenciais. Isso pode parecer óbvio, mas a maioria dos fofoqueiros são encantadores habilidosos em conseguir o que desejam.
Acompanhar / desafiar suas suposições
Se você estiver perto de um colega de trabalho que está fofocando, uma maneira de torná-lo ciente de seu comportamento é desafiar suas suposições. Você pode fazer isso com muito tato de várias maneiras. Você pode perguntar: “Como você sabe disso?” Ou você pode perguntar: “Onde você ouviu isso?” É comum que os fofoqueiros tomem uma coisa que é verdadeira e criem histórias ou cenários infundados com base nesses detalhes. Outra pergunta de acompanhamento é: “Como você sabe que isso é verdade?” Essas perguntas fazem o colega fofoqueiro parar e refletir sobre o que está dizendo.
Discuta os fatos
Antes de acreditar no que ouve no local de trabalho, é uma boa ideia verificar os detalhes. Discutir fatos estabelecidos pode ser produtivo, dando a você mais insights sobre como melhorar seu desempenho e quais armadilhas devem ser observadas. Ao falar com alguém que é um fofoqueiro conhecido, certifique-se de manter o foco em determinados tópicos que foram comprovados. Discuta apenas coisas das quais você tem certeza e fique longe de conversas sobre colegas de trabalho que não estão fisicamente presentes. Você não quer que uma discussão com o fofoqueiro seja mal interpretada ao falar sobre os outros pelas costas.
Limite seu tempo
Gastar muito tempo com fofocas no escritório pode esgotar seu tempo e energia. Sempre há mais sobre o que eles poderiam falar, incluindo qualquer drama que se desenrola no momento atual. Isso pode desviá-lo do objetivo principal de fazer o seu melhor trabalho. Estar perto de um colega de trabalho que fofoca também pode fazer com que os outros pensem que você é igual a eles ou que seja culpado por associação. Isso não quer dizer que você deva ser rude ou ignorar o fofoqueiro, mas proceder com cautela em suas interações com ele.
A maioria dos locais de trabalho tem um fofoqueiro conhecido – aquela pessoa que gosta de contar o que ouviu, viu ou experimentou para os outros. Embora descobrir detalhes pessoais sobre seus colegas de trabalho possa ser interessante, se você estiver muito envolvido com fofocas, isso pode afetar seu potencial de crescimento dentro de uma organização. Em geral, é melhor não compartilhar suas informações profissionais ou pessoais com os mexericos do escritório. No caso de você ouvir algo que soe muito errado, desafiar suas suposições com perguntas pode ser útil. Você pode proteger ainda mais sua reputação apenas discutindo fatos e limitando seu tempo com colegas de trabalho fofoqueiros. Como você lidará com o próximo colega que vier falar com você?
Seja o primeiro a comentar