Você já foi pego de surpresa quando um colega que você considerou gentil e que tinha os melhores interesses no coração fez algo para sabotar você? Talvez eles mentiram ou representaram mal o que você fez. Talvez eles tenham culpado você por um projeto que deu errado, mas não foi sua culpa. Em algum momento, a maioria dos profissionais de ciências da vida sentiu como se um colega os tivesse esfaqueado pelas costas ou “os jogado debaixo do ônibus”. Como você reagiu a uma situação como essa no passado?
Infelizmente, muitas carreiras e reputações podem ser manchadas por outros colegas no local de trabalho. A maioria dos profissionais fica muito chocada quando descobre que um colega de trabalho fez algo antiético ou malicioso. Como resultado, eles reagem emocionalmente e podem criar ainda mais conflito e caos no trabalho. Ações emocionais podem levar a acusações selvagens, ameaças e fofocas de escritório que prevalecem em ambientes de trabalho tóxicos . Se você estiver lidando com um colega de duas faces, siga estas etapas para preservar sua segurança no emprego.
Fique calmo
Descubra exatamente o que aconteceu
Dê a si mesmo algum tempo e espaço para descobrir exatamente o que aconteceu. A maioria dos profissionais fica sabendo que um colega está tentando sabotá-los de terceiros. Até que esses detalhes sejam confirmados, é tecnicamente fofoca ou informação de segunda mão. Pesquise exaustivamente os eventos que foram contados a você com uma mente objetiva e veja se você pode obter acesso às provas na forma de e-mails ou outros registros. Em alguns locais de trabalho, é comum que as pessoas falem sobre outras pessoas que não estão fisicamente presentes, compartilhem informações confidenciais e digam coisas que não são verdadeiras. Seu objetivo é chegar a um certo senso de certeza antes de seguir em frente.
Reúna-se com seu chefe
Agora que você pesquisou e avaliou a situação, pode decidir se seu colega de trabalho tem realmente duas caras. Se você acha que houve algum mal-entendido e seu colega não tinha a intenção de degradá-lo, você pode optar por deixar toda a situação ir e não resolvê-la, ou falar com eles de qualquer maneira. Tente agendar uma reunião individual com seu chefe, de preferência pessoalmente. É melhor não discutir outro colega de trabalho com seu gerente perto de outras pessoas. Quando você tiver a atenção de seu chefe, conte-lhe sobre a situação, o que seu colega fez e a pesquisa que você fez para confirmá-lo. Espere para ouvir a resposta inicial e veja se eles oferecem alguma sugestão para você. Se seu chefe parecer indiferente ou ficar em silêncio, você pode perguntar: “Como você acha que devemos lidar com isso?”
Fale com aquele colega de trabalho
Se o seu gerente aprovar, pode ser útil ter uma conversa privada com um colega de trabalho sobre uma ocorrência que poderia ter criado uma situação negativa (para evitar que aconteça no futuro). Se você tem certeza de que seu colega de trabalho deliberadamente tentou prejudicar seu caráter, futuro ou reputação, conversar com ele pode ser algo que você deve considerar seriamente. Você pode perguntar a eles por que disseram o que fizeram a seu respeito ou realizaram uma ação específica. Durante a conversa, realmente ouça o que eles estão dizendo. Se você ainda está zangado ou chateado com o evento, provavelmente é uma boa ideia atrasar esta palestra por uma semana ou mais.
Crie um plano para se proteger
Todo trabalho exige um profissional para ter um bom desempenho e atingir objetivos específicos. Esses aspectos de uma posição podem ser colocados em risco por um colega de trabalho de duas faces com sua própria agenda. Se circunstâncias como outras pessoas mentindo sobre você e injustamente culpando você, aconteceram no local de trabalho, você definitivamente deve refletir sobre isso. Provavelmente é uma boa ideia observar tudo o que você faz e certificar-se de que segue todas as regras e regulamentos. Mantenha registros de suas conversas e correspondência com colegas de trabalho para criar um plano que proteja você e seu trabalho.
Estar perto de colegas de trabalho que se apresentam como se se importassem com você, mas que depois agem para sabotá-lo, pode ser estressante e perturbador. Esse comportamento geralmente é frequente em ambientes tóxicos. Depois de descobrir que um colega está fazendo esse tipo de coisa, mantenha a calma e evite explosões emocionais. Faça sua própria pesquisa para descobrir o que aconteceu e se as coisas são realmente o que parecem. Reúna-se com seu chefe para discutir o comportamento de seu colega de trabalho e, se ele aprovar, converse com a outra pessoa envolvida. Finalmente, pense em formar um plano para evitar que sua reputação seja arruinada.
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