A privação de sono aguda ou crônica afeta mais do que apenas sua vida pessoal (ou o número de cafés de que você precisa na manhã seguinte para começar). A falta de sono pode ter consequências significativas para sua vida profissional e, com o tempo, pode impedi-lo de alcançar seus objetivos. Sim, é só que sério.
Uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua carreira é ter uma boa noite de sono. Do contrário, você corre o risco de experimentar …
1. Memória deficiente
Uma pesquisa recente publicada no Journal of Experimental Psychology mostra como a privação de sono é séria para a capacidade de completar tarefas ou, em particular, de lembrar coisas. A equipe de pesquisa, que conduziu o que agora é o maior estudo controlado sobre a privação de sono de todos os tempos, encontrou um aumento acentuado nos erros e lapsos de memória nas pessoas que tiveram privação de sono, em comparação com suas contrapartes bem descansadas. “Operar com capacidade cognitiva reduzida tem efeitos abrangentes”, disse o autor do estudo. A privação do sono pode ser um gatilho debilitante e até mentalmente incapacitante no local de trabalho, que o torna incapaz de completar suas tarefas com êxito e totalmente.
2. Mau humor
A privação de sono pode ter efeitos graves no seu humor e no estado de espírito geral ou na sensação de bem-estar. As evidências sugerem que as pessoas privadas de sono frequentemente lutam com raiva ou irritabilidade, no mínimo, e, em alguns casos mais sérios, podem experimentar condições mais problemáticas, como ansiedade ou depressão. Sentir-se hostil, frustrado, ansioso ou deprimido no trabalho obviamente tem um impacto negativo em seu desempenho profissional e pode impedi-lo de atingir todo o seu potencial.
3. Sistema imunológico enfraquecido
A falta de sono prejudica fisicamente ao enfraquecer o sistema imunológico ao longo do tempo e torná-lo mais vulnerável a coisas como um resfriado ou gripe. Sem mencionar os dias em potencial por doença que você pode ter de se ausentar do trabalho para lidar com doenças; se você estiver persistentemente com problemas de saúde e lutando para acompanhar seus colegas enquanto dorme pouco, seu desempenho geral no trabalho está fadado a sofrer.
4. Níveis de baixa produtividade
Funcionários privados de sono são, sugere a pesquisa, significativamente menos produtivos do que seus colegas bem descansados. A privação de sono pode levar à falta de foco ou capacidade de completar tarefas, pensamento crítico ou criativo deficiente, baixa resistência e motivação e, em geral, uma incapacidade de atender adequadamente às demandas de seu trabalho (esqueça de tentar excedê- las com pouco sono) .
5. Redução do equilíbrio entre trabalho / vida pessoal
Muitas vezes, os funcionários privados de sono ficam muito cansados ou desfocados durante as horas normais de trabalho que não têm escolha a não ser trazer o trabalho para casa com eles e completar suas tarefas em horários tradicionalmente “livres”, confundindo os limites entre profissional e pessoal e potencialmente criando tensão entre os dois. Além do mais, quando os trabalhadores estão inclinados a administrar sua privação de sono dessa forma, trazendo para casa trabalho incompleto, essa carga de trabalho adicional tende a exacerbar sua privação de sono, fazendo com que tudo recomece no dia seguinte. Um ciclo vicioso, de fato.
6. Relações tensas no local de trabalho
Relacionamentos interpessoais saudáveis com seus colegas, gerentes, membros da equipe, funcionários ou subordinados diretos são essenciais para o sucesso profissional, crescimento a longo prazo e satisfação no trabalho. Se você vai ao trabalho todos os dias sem dormir, o impacto emocional e psicológico que isso causa pode afetar a maneira como você interage com as pessoas ao seu redor. Em suma, se você está constantemente irritado, aborrecido, deprimido ou distraído no trabalho por estar muito cansado, seu relacionamento com os colegas sem dúvida sofrerá.
7. Grandes erros
Como relata o estudo citado acima, “Todos os dias, cerca de 11 esponjas são deixadas dentro de pacientes que foram submetidos a cirurgia. São 4.000 erros potencialmente terríveis a cada ano e um exemplo de uma tarefa processual terrivelmente errada que pode resultar da privação de sono. ” Você não precisa ter um trabalho de alto risco – como ser um cirurgião ou piloto de avião, onde a cada dia você tem a vida de muitas pessoas descansando em suas (espero que bem descansadas) mãos – para sofrer as consequências de um grande erro. Funcionários privados de sono são mais propensos do que os bem descansados a cometer erros críticos no trabalho, erros que podem ter consequências terríveis para sua carreira, mas que também podem ter um impacto de amplo alcance sobre aqueles ao seu redor, dependendo de sua função e do seu indústria.
Seja o primeiro a comentar