PIX, a nova modalidade para pagamentos que substituirá DOC E TED. Conheça!

PIX, a nova modalidade para pagamentos que substituirá DOC E TED. Conheça!
PIX, a nova modalidade para pagamentos que substituirá DOC E TED. Conheça!

Vem ai, mais uma grande revolução que o mundo digital apresenta aos usuários de transferências interbancárias mais conhecidas como TED (Transferência eletrônica disponível) e DOC (Documento de crédito). Contudo, quem realmente usa determinados métodos sabe o quão necessário esse tipo de serviço precisa de melhoras, afinal tempo e dinheiro são bem gastos nessas transferências.

O BACEN (Banco Central do Brasil) vem trabalhando no desenvolvimento de um sistema de pagamentos e transferências desde 2018. No último ano (2019) demonstrou real interesse em determinado sistema e na última semana de Fevereiro/2020 anunciou o resultado de seus estudos e criação. O sistema de pagamento que promete funcionalidades revolucionárias no sistema de pagamentos no Brasil com disponibilidade ainda para o final deste ano.

A praticidade oferecida pelo PIX será tanta que o beneficiário do sistema não precisará se limitar aos horários de transações comerciais. Em outras palavras, a famosa regra: “De segunda a sexta das 7h às 17h” está ficando para trás. Além disso, tecnologias importantes como pagamento por QR Code também são apresentadas na nova modalidade.

blog pix 678x381 - PIX, a nova modalidade para pagamentos que substituirá DOC E TED. Conheça!
PIX, a nova modalidade para pagamentos que substituirá DOC E TED. Conheça!

Saiba como funciona

Acima de tudo, o intuito é que o sistema seja tão prático, rápido e popular quanto uma simples conversa no WhatsApp. O PIX deve ser disponibilizado por instituições financeiras em seus aplicativos. E funcionará da seguinte maneira: Ao efetuar uma transferência ou pagamento para alguém através do PIX, o dinheiro cairá na conta do favorecido imediatamente.

Contudo, ter conta na mesma instituição financeira é um fator indiferente. Outra funcionalidade bastante prática será a transferência por biometria, QR Code e até reconhecimento facial. O sistema PIX foi inspirado no RTP (Real-time-Paymente), um modelo usado nos Estados Unidos que vem sendo usado desde 2017 por inúmeras instituições financeiras.

Conheça as vantagens

Já que o PIX chega ao mercado para revolucionar as formas tradicionais de transferências e pagamentos é necessário analisar detalhe por detalhe para posteriormente passar a usá-lo, certo! Então vamos conferir suas principais vantagens.

Menores limitações

A principal vantagem do PIX tem se destacado nas transferências e pagamentos realizados pelo sistema sem exigência de horário. Em outras palavras será possível realizar transferências fora do horário comercial.

Com isso usuários poderão efetivar suas transações literalmente 24 horas por dia a qualquer dia da semana, ainda que este dia seja no domingo. Claramente essa opção modernizará de uma vez por todas o sistema de pagamentos conforme condiz a realidade dinamiza nos dias atuais.

Afinal, os sistemas tradicionais como DOCs e TEDs exigiram muito tempo, paciência e dinheiro de seus usuários por muito tempo.

Agilidade nas transações

Posteriormente, sua segunda grande vantagem é a velocidade com a qual ele finaliza as transações. Segundo o Bacen a promessa é de que pagamentos e transações sejam efetivados em apenas 10 segundos. Tempo recorde em comparação a um TED que utiliza no máximo uma hora e meia para efetivação. Ou seja, transações e pagamentos serão efetuados e recebidos em tempo real, e em casos emergências a novidade será um tanto quanto bem vinda.

Segurança

Um dos fatores mais necessários no mercado financeiro tem sido a segurança em todos os aspectos. E a PIX não se esqueceu deste importante detalhe.

O sistema disponibilizará um dos meios de pagamento mais seguros do momento, como por exemplo, o QR Code. Entre outras opções terá a autenticação biométrica ou reconhecimento facial. Com toda a certeza a redução de erros e fraudes diminuirá.

Menor custo

As tarifas do PIX serão definidas pelas próprias instituições financeiras juntamente com seus clientes, contudo o Bacen afirma que o custo de uma operação será econômica. Entretanto, será preciso analisar o comportamento dos bancos digitais referente ao PIX. Afinal muitos disponibilizam tarifas zero para este tipo de serviço.

Praticidade

Outra vantagem publicada pelo Banco Central é a praticidade que o PIX oferecerá. Entre as principais citadas acima uma delas será a facilidade e popularidade na fala como: “tem pix?”, “me faz um pix”.

O sistema também tem sido comparado com um simples chat. Prático, simples, instantâneo e popular. Com isso a contribuição para a redução do uso de moeda e papel acontecerá.

Uma das questões observadas pelo presidente do Banco Central é probabilidade de o PIX diminuir prazos de vendas e compras no e-commerce. Pois o recebimento e a confirmação por meio do PIX acontecem instantaneamente, já as modalidades tradicionais acontecem de um a dois dias. Então, o que achou do lançamento? Compartilhe e acompanhe as novidades conosco!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*