As cinco dicas de finanças pessoais que você precisa saber para levar uma vida financeira mais saudável.

As cinco dicas de finanças pessoais que você precisa saber para levar uma vida financeira mais saudável.
As cinco dicas de finanças pessoais que você precisa saber para levar uma vida financeira mais saudável.

As incertezas do cenário econômico atual vêm despertando preocupação e cuidado com as finanças pessoais nos últimos tempos, com isso o brasileiro vem entendendo a tremenda importância de uma vida financeira mais equilibrada.

Contudo ainda há muita gente recorrendo a “falsas soluções” para suas dívidas e se esquecendo de importantes conceitos. Por isso neste post citaremos cinco dicas simples e fundamentais que todos nós precisamos saber para que se possa levar uma vida financeira mais saudável.

1) Entenda a realidade das suas finanças

Em primeiro lugar é preciso ressaltar a importância do conhecimento da sua vida financeira. Se não há mensuração dos gastos a probabilidade de os seus objetivos não serem alcançados é muito grande.

financas pessoais.jpg 678x381 - As cinco dicas de finanças pessoais que você precisa saber para levar uma vida financeira mais saudável.
As cinco dicas de finanças pessoais que você precisa saber para levar uma vida financeira mais saudável.

Tenha conhecimento de cada despesa e faça o uso de um confiável sistema financeiro online que fará uma análise dos seus gastos. Uma boa dica é o Meu Dinheiro, rico em funções que até importa seus gastos por SMS bancário. Posteriormente ajuste seus gastos cortando ou adaptando o que puder, nunca se esquecendo das metas que farão do seu esforço o motivo de alcançar suas metas.

2) Pesquisar para comprar

Acima de tudo é muito importante pesquisar  o que deseja antes de efetuar a compra. Ocasiões sazonais, por exemplo, lhe trará ótimos resultados. O importante é manter  esse hábito no dia-a-dia, pois através de pesquisas de preços, é possível poupar  20% em seu orçamento.

3) Prefira as compras a vista

Apesar de as pesquisas apontarem que a porcentagem de compradores a prazo diminui, ainda há muitos adeptos da forma de pagamento parcelada.

Primeiramente é importante entender que mesmo que o anunciante divulgue “zero juro”, o preço do produto em si será diferente do preço a vista. Portanto, atenção redobrada com os resultados que a parcela pode apresentar no seu orçamento. Por exemplo: Se fizer uma compra parcelada em 10 vezes, saiba que seu orçamento ficará comprometido por todo este tempo. Ou seja, guardar dinheiro e efetuar a compra a vista resultara em grandes e consideráveis descontos além de aliviar o excesso de contas nos próximos meses. Basta negociar!

4) Procure pelos juros mais baixos

Para aqueles que procuram a reversão de um endividamento esta dica é essencial, porém cabe para todos.O cheque especial e o cartão de crédito tem um dos maiores juros do mercado.

Portanto ou invés de usar o limite especial ou crédito rotativo do cartão, é indicado buscar opções mais baratas, como um empréstimo para quitar dívidas com maiores juros. O consignado é indicado como boa opção, pois suas parcelas são descontadas na folha de pagamento além de os bancos disponibilizarem juros bem menores.

5) Estude as opções

Em suma, somente poupar acaba não sendo o suficiente para a organização e controle financeiro.

Assim como o dinheiro guardado na poupança acaba se desvalorizando com o passar do tempo. Por isso a dica é apostar em investimentos. O mercado disponibiliza inúmeras opções como títulos públicos e mercado de ações. Vale a pena pesquisar. Estas foram simples e essenciais dicas para você que deseja direção, organização e tranquilidade na vida financeira. Seguindo poderá mudar fatores importantes na sua vida!

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*