Você sabe o que paga quando atrasa a fatura do cartão de crédito?

Você sabe o que paga quando atrasa a fatura do cartão de crédito?
Você sabe o que paga quando atrasa a fatura do cartão de crédito?

Para possuir um cartão de crédito é preciso ter bom planejamento e controle de consumo. Não é muito difícil encontrar consumidores ultrapassando o valor de compras e o vilão desse cenário é o cartão de crédito. No entanto você sabe o que acontece se atrasar a fatura do seu cartão de crédito? É tão ruim assim?

Primeiramente pense o seguinte: Empréstimos, cartão de crédito, limite do cheque especial e financiamentos enquadram-se na categoria de produtos financeiros. Ilustre esses produtos em sua mente em uma prateleira a venda como produtos diferentes. O cartão de crédito será o mais caro de todos eles. Acredite, ele é o produto mais caro!

Por exemplo, ao atrasar o pagamento de um financiamento, você pagara juros, mas, se o atraso acontecer com cartão de crédito o valor pago será 10 vezes maior. Por isso, evite o quanto puder o atraso do cartão de crédito. A dica é: Não pagar apenas o mínimo  e nem parcelar a fatura, são nessas ocasiões que inicia a famosa bola de neve.

lk 678x381 - Você sabe o que paga quando atrasa a fatura do cartão de crédito?
Você sabe o que paga quando atrasa a fatura do cartão de crédito?

Você sabe o que paga quando atrasa a fatura do cartão de crédito?

Entenda o que se paga ao atrasar a fatura

  • Multa – Pode chegar até 2%. Deve ser paga se passar de um dia de atraso e não acumula. Ao atrasar um ou dez dias, o valor da multa será o mesmo;
  • Juros por atraso – Pode ser cobrado em atrasos e o valor pode ser de até 1% proporcional do tempo em atraso;
  • Pagamento incompleto – Ao efetuar o pagamento parcial da fatura, prepare-se para o exorbitante quando o mês se encerrar. Pois é acrescido no valor não pago juros de até 10% e em alguns casos até maior que isso.

E se não tiver dinheiro para efetuar o pagamento?

Mais importante, ao desequilibrar-se financeiramente é preciso elaborar um plano o quanto antes.

Confira abaixo dicas que te ajudarão a se organizar:

  • Some o valor de todas as dívidas no cartão de crédito e procure troca-la por um crédito pessoal ou financiamento mais em conta. Um dos mais baratos do mercado é: Financiar ou refinanciar veículos, crédito pessoal ou consignado;
  • Se não conseguir uma linha de crédito mais em conta, faça o possível e renegocie a fatura. Inicie com uma entrada e fixe parcelas. Portanto seja forte e mensure os gastos para não se perder no novo acordo.
  • Esclareça seu foco com o seu gerente e tenha tudo no papel.

Cancelar ou não?

Em suma é muito comum que as pessoas optem por uma atitude drástica na intenção de sanar o problema cancelando o cartão

Entretanto na maioria das vezes pode ser bom. Porém em outras situações, não é muito aconselhável, pois o cartão auxiliará em certas situações. É importante lembrar também que ao cancelar o cartão a dívida permanecerá em seu nome. É necessário pagar, pois os juros correrão. É de extrema importância lembrar que é possível tomar sempre que precisar o controle das finanças com determinação!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*