Jovem Aprendiz Senac. Confira vagas, benefícios e como se inscrever

Jovem Aprendiz Senac. Confira vagas, benefícios e como se inscrever
Jovem Aprendiz Senac. Confira vagas, benefícios e como se inscrever

O Jovem Aprendiz Senac é resultado da união de duas importantes iniciativas para o primeiro passo profissional dos jovens no Brasil. A primeira é o Programa de Aprendizagem que vem beneficiando milhões de participantes desde o começo de sua criação e posteriormente a parceria com o Senac que resulta em garantia de formação e desenvolvimento profissional além de benefícios aos jovens. Acompanhe essa postagem e saiba detalhes sobre.

Entenda o Jovem Aprendiz

Em primeiro lugar é necessário conhecer um pouco sobre o programa, afinal para fazer parte do mesmo é preciso conhecer sua origem e benfeitorias.

O projeto que auxilia a inserção de jovens inexperientes no mercado de trabalho foi criado pelo Governo Federal em 2000 e passou a valer em 2005 com base no decreto que atende todo o território nacional.

jovem aprendiz senac - Jovem Aprendiz Senac. Confira vagas, benefícios e como se inscrever
Jovem Aprendiz Senac. Confira vagas, benefícios e como se inscrever

O mesmo foi criado através da real dificuldade que jovens enfrentam ao tentar ingressar no mercado de trabalho pela falta de experiência, afinal em um processo seletivo a bagagem profissional faz aqueles que a tem se destacarem. Por isso a lei da aprendizagem determina que empresas possuam mais de 5 funcionários e que sejam consideradas medianas ou de grande porte devam possuir em seu quadro de funcionários de 5% a 15% contratados que se caracterizem como jovem aprendiz.

Dessa forma, o trabalho do menor de idade torna-se seguro e legal com absoluto respaldo trabalhista, além de incentivar a contratação de um perfil que pode fazer parte da história da empresa. Pois o programa não só oferece capacitação profissional como desenvolvimento pessoal também.

Empresas parceiras do programa realizam contratações através da necessidade e disponibilidade de vagas. A mesma oferece benefícios determinados no decreto, além de oferecer acompanhamento teórico, bem como o Senai que a une teoria com prática no dia-dia do jovem.

Saiba mais sobre o SENAC

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é uma instituição de origem brasileira de educação profissional isenta de qualquer fim lucrativo disponível para toda a sociedade. Seu ensino é voltado para o setor de comércio de bens, turismo e serviços.

No mercado há aproximadamente 74 anos o Senac já preparou cerca de 40 milhões de pessoas para o mercado de trabalho com seus cursos de alta qualidade. Suas unidade passam de 2.220 espalhadas pelo país oferecendo infraestrutura de ponta e até cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação.

O Senac possui programas gratuitos e benéficos a interessados, bem como o Jovem Aprendiz Senac que disponibiliza formação grátis a jovens de empresas conveniadas a instituição.

O que é preciso para se inscrever no Jovem Aprendiz Senac?

Acima de tudo, é preciso que o jovem seja contratado por uma empresa parceira e depois disso a própria empregadora realiza a inscrição do jovem no Senac. Ou seja, é necessário que a empresa que contrata seja conveniada com a escola.

Posteriormente para participar da seleção do Jovem Aprendiz deve atender os seguintes requisitos impostos pelo próprio governo. Confira:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos;
  • Estar cursando o Ensino Médio;
  • Ter concluído o do Ensino Médio.

Benefícios que o Jovem Aprendiz Senac oferece

Em primeiro lugar dos benefícios esta a formação profissional gratuita, não é mesmo! Afinal o nível educacional oferecido pelo Senac é um dos melhores do país. O mesmo costuma ser o de nível técnico, porém varia de empresa para empresa. Com isso o participante unifica sua atuação profissional com a formação acadêmica.

Posteriormente o mesmo possui benefícios a receber conforme a lei determina, confira alguns deles:

  • Salário compatível com o cargo;
  • Vale transporte;
  • FGTS e férias;
  • Jornada de trabalho de 4 a 6 horas por dia;
  • Auxílio alimentação.

Como se inscrever?

Em primeiro lugar o jovem deve registrar seu interesse nas empresas participantes. Basta realizar o cadastro e depois disso a própria empregadora passa a ser responsável pelo encaminhamento do jovem o Senac. Veja algumas empresas parceiras:

  • Correios;
  • Coca-Cola;
  • Mc Donald’s;
  • Nestlé;
  • Extra;
  • Petrobras;
  • Mc Donald’s;
  • Banco do Brasil;
  • Vivo;
  • Carrefour entre outras.

Em suma, o ideal é obter informação diretamente na unidade Senac mais próxima de sua região e solicitar a lista de empresas parceiras. Assim as informações obtidas estarão sempre atualizadas, depois é só ficar de olho no processo seletivo. Boa sorte!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*