Como planejar aposentadoria para casal – É importante dialogar!

Como planejar aposentadoria para casal – É importante dialogar!

Se você está em um relacionamento sério e imagina em se aposentar, essa convicção não influencia apenas a si mesmo, mas também a pessoa com quem convive.

O planejamento de aposentadoria é uma questão de cada pessoa, é muito importante á comunicação com a pessoa com quem você vive, o diálogo é importante nesse processo futuro.

É precisa dialogar com o parceiro, para entender seus afligimentos e suas perspectivas, em particular quando se fala de um plano para se aposentar.

aposentados - Como planejar aposentadoria para casal – É importante dialogar!
Como planejar aposentadoria para casal – É importante dialogar!

 É preciso dialogar!

Como dialogar sobre seu projeto de aposentadoria?

Se você deseja conversar a respeito da aposentadoria com seu parceiro, mas não sabe como tocar no assunto, aqui você ira encontrar informações rápida para casais que planejam seus anos futuros:

 Você pretende se aposentar quando?

É preciso saber se os dois se aposentariam mais ou menos na mesma época ou em tempos diferentes? Saber idade, condições de saúde, contentamento no serviço e economia de aposentadoria impactam quando você pode ou deve se aposentar.

Qual estilo de vida de aposentadoria que você quer ter?

É preciso que você e seu parceiro saibam o que querem fazer, pode ser que cada um de vocês anseiem coisas diferentes após a aposentadoria, mas isso não significa uma situação de ganhar ou perder. Fale um com o outro o que deseja e encontre uma solução comum, o diálogo é importante para entrar em um acordo confortável para ambos.

Em que lugar pretende se aposentar?

Caso você pretende se aposentar no exterior ou possui necessidades especiais, tal como cuidados com idosos, é preciso conversar com seu parceiro e familiares próximo sobre essas coisas.

Quanto a definir seus bens?

Caso tenha uma família, e deseja deixar parte ou todos seus bens para seus filhos? Ou até mesmo deseja doar parte de suas riquezas para instituições de caridade? É importante o planejamento imobiliário para o plano futuro de aposentadoria, é essencial você entrar em um acordo com seu parceiro sobre esta questão.

Além disso, tem outros tópicos para ser discutido, por exemplo, necessidades de saúde e até o gerenciamento  de investimentos caso pretende possuir após a aposentadoria.

Tópicos a ter no planejamento da aposentadoria.

Assim como diz um velho e sábio ditado, “É melhor duas cabeças pensando do que uma”. Por isso, é essencial conversar referente o plano de aposentadoria o mais depressa possível.

Economizar juntos é importante, para que os custos financeiros não sobrecarregue nenhum dos dois quando forem se aposentarem.

É possível que você e seu companheiro vivam em idades diferentes ou também se aposentar em diferentes momentos da vida. Isso poder afetar a quantia de economia que você necessita em se aposentar e é preciso levar em conta quando e quanto você pretende economizar. Não importa quem sustenta um ao outro, mas sim garantir o sustento suficiente para os dois após a aposentadoria. Também é importante decidir se a proteção financeira é necessária para que ambos sobrevivam caso um falte.

Atente-se que, a boa vontade e as instruções claras sobre o que fazer no caso da ausência de algum de ambos faz parte do plano de aposentadoria também.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*